Classificações e Normas Fabricantes ... Como se orientar?

especificações dos fabricantes de automóveis

  • VW 500-01 : atende aos requisitos específicos das especificações do grupo VAG para TDIs com injeção direta e injetores unitários.
  • MB 229.1 BMW : atende aos requisitos da classificação 229.1 do fabricante Mercedes-Benz ao qual a BMW associada.

Os fabricantes franceses não têm um padrão próprio, muitas vezes têm um acordo de parceria com uma empresa petrolífera, como a Renault com a Elf ou a Citroën com a Total .

Os diferentes padrões e classificações

A especificação de óleos para motores a gasolina e para motores diesel é essencialmente um argumento de marketing. Na realidade, eles são adequados para qualquer tipo de motor com algumas exceções. No entanto, recomendamos verificar e respeitar a viscosidade do óleo e as normas e especificações exigidas pelo fabricante.

O nível de proteção previsto para os motores a gasolina ou diesel consta precisamente na nota de classificação ACEA ou API (S X /C X , Gasolina/Diesel, sendo X a nota).

ACEA (Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis)

Cada grupo de especificações inclui vários níveis de desempenho indicados por um número (1, 2, 3, 4, 5, etc.). Um óleo que atenda, por exemplo, a especificação A4/B4 será adequado para um motor a gasolina de alto desempenho ou um diesel turboalimentado.

API (American Petroleum Institute)

Com base em testes de motores, esta classificação de duas letras distribui os óleos de motor de acordo com suas qualidades e desempenho. A primeira letra indica o campo de uso (S para motores a gasolina e C para motores Diesel) e a segunda letra indica a qualidade.

Quanto mais a letra estiver no alfabeto, maior será a nota. Novas classes são adicionadas quando surgem novos requisitos dos fabricantes.

SAE (Sociedade de Engenheiros de Automóveis)

Foi a SAE que montou a codificação das viscosidades como a conhecemos.

Cadastro de nova conta

Consentimento de cookie