Viscosidade do óleo do motor
Para muitos, basta escolher um óleo de motor para a lubrificação de suas peças de motor. Durante esta operação, é fácil fazer a escolha errada quando a viscosidade do produto não é levada em consideração. Muito pouco conhecido no mundo, aqui está o essencial para saber sobre a viscosidade do óleo de motor.
O que é viscosidade do óleo do motor?
A viscosidade do óleo do motor é a capacidade com a qual o fluido pode fluir ou se fixar ao seu meio a uma determinada temperatura. Simplificando, um óleo muito viscoso será pegajoso e fluirá menos rapidamente. Da mesma forma, a viscosidade do óleo diminui quando é aquecido, o que lubrifica mal o motor (por isso é recomendado drenar quando o óleo está quente, pois flui mais facilmente).
A explicação mais simples da viscosidade do óleo do motor para lembrar aqui é que quanto mais fino o óleo do motor, mais ineficiente ele é. É o mesmo quando é muito pesado, pois a bomba terá dificuldade em passá-lo pelo circuito.
Como determinar a viscosidade do óleo do motor?
Determinar a viscosidade do óleo do motor é muito fácil. De fato, basta cronometrar o tempo que este leva para fluir pelos capilares padronizados com orifícios específicos e bem calibrados. A viscosidade geralmente é dada em centipoise, segundos pascais, centistokes ou milímetros quadrados/segundo.
No entanto, a viscosidade a frio não é medida da mesma forma que a viscosidade a quente. O primeiro é determinado em centipoise (densidade dinâmica: micropascal.segundo) enquanto o segundo é expresso em centistokes (compacidade cinemática: mm².segundo). A viscosidade cinemática é o equivalente da viscosidade dinâmica dividida pela densidade.
Como escolher a viscosidade certa do óleo do motor?
Na norma, não é necessário se preocupar em fazer essa escolha. Basta seguir as recomendações do fabricante e certificar-se de escolher um óleo com características adaptadas à máquina em questão. No entanto, certas particularidades como a quilometragem avançada, as condições meteorológicas obrigam a fazer uma pequena acomodação. Embora exista uma tabela de viscosidade do óleo do motor para cada tipo que pode ser usada como referência, é necessário dominar algumas informações.
Assim, para escolher a viscosidade certa, é aconselhável modular os índices de acordo com os parâmetros. Por exemplo, para um motor que requer um óleo frio mais fluido de índice 25W-inverno (congelado a -15°C), um modelo preciso será mais prático. É realmente necessário optar por um óleo fluido frio de 5 W quando se encontra em um ambiente muito frio com uma temperatura regular de -20 ° C. Para um motor com uma longa quilometragem que geralmente leva um óleo com 30 W como índice de viscosidade, é possível mudar para um óleo com 40 W.
Quais são os graus de viscosidade?
Existem dois graus de viscosidade de óleo de motor no mercado: óleos monograduados e óleos multigraduados. O primeiro é destinado a carros mais antigos e deve ser usado em uma faixa de temperatura reduzida. O segundo é ideal para carros novos e pode ser usado a qualquer momento.